segunda-feira, 15 de junho de 2009

Exposição




Semana da Escola ESML
Na fotografia (da esquerda para a direita): Vanessa Silvares, Andreia Alves, Rita Lopes, Patrícia Ribeiro, Maria Inês Pinheiro. 10ºAVA


memória descritiva - aguarela

A aguarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Esta tem como objectivo o estudo da mancha que fica desenhada no papel, tendo em conta a sua transparência, cor, densidade, forma e degradação. Mas, os espaços sem tinta também desempenham um papel importante no desenho, pois são a forma de observar os espaços em branco, sendo a tinta branca inexistente na aguarela.
Nesta técnica teríamos que realizar diferentes ilustrações, tendo em conta, como base, uma frase à nossa escolha, onde os desenhos seriam a partir da nossa imaginação, para nos fazer evoluir ligeiramente.
O meio de suporte utilizado foi o papel canson, onde a grossura e textura variou conforme os gostos de cada um, e para trabalhar com a aguarela utilizei água, o meio indispensável, onde se verificou todos os estudos pretendidos, onde pudemos observar os diferentes contrastes.
Foi uma técnica que de inicio admirei bastante, mas com o passar do tempo fui perdendo o entusiasmo, o que causou alguma decepção posteriormente.

domingo, 14 de junho de 2009

memória descritiva - tinta acrílica

O trabalho a tinta acrílica tinha como função aprofundar os conceitos de composição e decomposição e a existência de camadas que possibilitam uma textura visual. Por proposta da professora, uma simples caixa de cartão foi o nosso meio de trabalho, a qual substituiu a tela, de uma forma original. Forrámos-la com tecido (pano cru) e cola branca para madeira. A realização de um estudo do projecto do trabalho era basicamente obrigatória para depois o aplicarmos na caixa, após a sua secagem. Todos estes processos tinham de estar relacionados com uma frase, que foi escolhida individualmente e à nossa escolha, dando vida à "tela".

Contudo, após uma breve pesquisa e com as experiências que efectuei, descobri que o acrílico é uma tinta sintética solúvel em água. Com isto, concluí que possui uma secagem muito rápida, independentemente das camadas, podendo estas serem espessas ou finas.

Não foi um trabalho que me chamou à atenção, apesar disso o tempo foi muito pouco, o que originou grande pressão em nós.

domingo, 24 de maio de 2009

Sia - Soon we'll be found

aquarela.

A aguarela (português europeu) ou aquarela (português brasileiro) é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem. São também utilizados como suporte o papiro, casca de árvore, plástico, couro, tecido, madeira e tela.


quarta-feira, 20 de maio de 2009

pastéis secos.

Os pastéis secos são constituídos por pigmentos em pó, aglutinados numa mistura de resina ou cola e moldados em forma de barra. Estes uma vez depositados no papel, têm alguma dificuldade em apagar sem deixar vestígios.




pastéis de óleo.

Os pastéis de óleo são semelhantes aos pastéis secos, apenas a sua constituição é diferente pois estes são fabricados com uma mistura de pigmento e óleo. Aderem com facilidade ao papel e permitem misturas de cores que se depositam numa camada mais grossa e pastosa ou mais fina, conforme se pretender.


tinta-da-china.

Foi um trabalho que consistiu em pintura, corte, e por fim, colagem. Todos os esboços resultaram um trabalho final:

grafite.

A grafite foi a primeira técnica trabalhada na disciplina de Desenho. Esta tem como elementos estruturais o ponto, a linha, o plano, a textura e a estrutura, nos quais devem ser aplicados os conceitos de profundidade (afastamento e aproximação) e a tonalidade.

Para a iniciação da utilização da grafite foi-nos pedido que elaborássemos um auto-retrato, em formato A2, o que trouxe algumas dificuldades.

Depois do auto-retrato, seguiu-se a realização de um retrato de uma pessoa que fosse algo para nós, também em formato A2. A pessoa representada da imagem, é Marina Francisco.
(Devido ao facto de ter sido tirada da net, a imagem parece ter defeitos)

Para finalizar esta técnica, escolhi uma paisagem rural, em que tive de seleccionar apenas uma parte da fotografia para depois desenhá-la, obedecendo às escalas. Sim, porque desta vez tivemos de cortar uma cartolina em duas partes, e cola-las (na horizontal), sendo este o formato para o trabalho.

Estes três trabalhos foram bastante rigorosos, mas também tivemos a recompensa. Como dizem "depois da tempestade vem a bonança".
Com isto realizámos uma exposição, o que foi bastante emocionante e nos deu imenso orgulho em nós próprios. Foi um espectáculo, para nós, os pequenos artistas, e para todos.
Teve como nome "MOMENTOSGRAFITE".